Veículo: Site: Folha Web – Seção: Notícias – 08/04/2012
A alta incidência de assaltos a condomínios nos últimos anos tem levado muitos edifícios a aprimorarem seus sistemas de segurança. Mesmo com todos esses novos aparatos, os condomínios continuam suscetíveis a assaltos. No entanto, investir apenas em tecnologia não é suficiente para melhorar a segurança dos prédios. É preciso treinar funcionários e conscientizar os moradores de que é necessário adotar determinados hábitos e obedecer às regras condominiais com mais rigidez.
Para o síndico Eduardo Ogleari, do Residencial Bella Fonte (Zona Sul de Londrina), é de suma importância cada condômino fazer a sua parte. “Não adianta a administração e os funcionários se empenharem se o morador não contribuir”, afirma. De acordo com ele, cerca de 50% dos condôminos são conscientes sobre a importância de zelar pela segurança. “Muitos moradores vieram de casas e estão aprendendo aos poucos a viver em condomínio” justifica o síndico.
O especialista em Direito Imobiliário, consultor em condomínios e sócio do escritório Karpat Sociedade de Advogados, Rodrigo Karpat, reforça a necessidade dos condomínios implantarem medidas preventivas. “A segurança é uma soma de fatores que incluem desde barreiras físicas e treinamento de funcionários, até a cooperação dos moradores”, diz.