
Você já deve ter ouvido falar nesse prédio (Edifício Penthouse) que tanto sucesso fez nos anos 80 e 90, muito por conta de uma novela da Rede Globo. E se você nunca ouviu falar, com certeza já deve ter visto esta foto que mostra um condomínio de luxo, com piscinas nas sacadas, dando muro com muro com a maior comunidade da cidade (São Paulo), a Paraisópolis, no bairro do Morumbi.
Se antigamente ele se destacava por conta do luxo e requinte, há alguns anos ele vem chamando a atenção pela deterioração e as enormes dívidas de proprietários com o condomínio, pela falta de pagamento das cotas condominiais e, junto à Prefeitura, em relação ao não pagamento do IPTU.
Além disso, dada essas situações, os apartamentos enormes e que custavam milhões, passaram a ser anunciados por valores baixíssimos, dado o mercado atual, e mesmo assim, ninguém quer comprar. Em meio a tudo isso, o condomínio vai se degradando e a gestão, na figura da síndica (que curiosamente também tem uma dívida de IPTU), acaba não tendo recursos para colocar o empreendimento de pé.
Em entrevista para a rádio CBN Santos, o Dr. Rodrigo Karpat, especialista em direito imobiliário e questões condominiais, comentou como uma situação calamitosa dessa magnitude pode acontecer com um condomínio como esse e quais os possíveis caminhos para se resolver ou, ao menos, melhorar esse cenário.