“Essas medidas são muito importantes para auxiliar na retomada do crescimento econômico”, afirma especialista em Direito Imobiliário
A partir desta segunda-feira (11/6), passa a valer as novas regras de financiamento de imóveis anunciadas pela Caixa Econômica Federal na terça, 5, como a ampliação do prazo de financiamento de imóveis feito com recursos da poupança de 30 para 35 anos. Para o especialista em Direito Imobiliário Rodrigo Karpat, do escritório Karpat Sociedade de Advogados, “a medida é essencial para o auxílio à retomada do crescimento econômico. O aumento do prazo de financiamento e a diminuição dos juros têm sempre resposta rápida na economia. A experiência internacional mostrou que quando as taxas caem os consumidores respondem. As taxas de juros passaram de 14% em 2006 para em media de 9% neste ano. O número de financiamentos no país ainda é pequeno se comparado a países como Chile, porém com a redução dos juros e dilação de prazos isso tende a mudar rapidamente”.
Além da ampliação do prazo de financiamento, a Caixa também anunciou nova redução das taxas. Para imóveis financiados pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), as taxas caem para 8,85% para todos os clientes, e podem chegar a 7,8% em função do grau de relacionamento com o banco. Fora do SFH, as taxas foram reduzidas para 9,9% para todos os clientes, podendo chegar a 8,9% no caso de relacionamento com o banco.
As medidas começam a vigorar a partir da próxima segunda-feira (11) e só valem para novos financiamentos.
Para falar sobre as mudanças, o advogado Rodrigo Karpat, especialista em Direito Imobiliário, está à disposição.
Blog Informe Imobiliário