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Proteste questiona Banco Central sobre nova regra para migração de financiamento imobiliário

Lara Mizoguchi

Para estimular a portabilidade financeira que ainda engatinha no país, o Banco Central (BC) fechou um acordo com os bancos para que sejam indenizados ao perderem clientes para outros. As informações foram divulgadas pelo jornal “O Globo”. Especialistas ouvidos pelo EXTRA acreditam que a medida prejudicará o consumidor.

Presidente da Associação Brasileira dos Corretores de Empréstimo e Financiamento Imobiliário (Abracefi), Marcelo Prata diz que, embora o banco de destino vá arcar com o custo — cujo teto será de R$ 2.500 (caso de crédito imobiliário) — serão os clientes que, no fim, pagarão a conta:

— O custo será pago na própria taxa de juros.

Para Andrew Storfer, diretor da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a indenização será diluída no empréstimo ou, se bancada pelo governo, sairá do bolso do cidadão.

O advogado Alfredo Pasanisi diz que a medida desestimulará a queda dos juros:

— (O banco de origem) renegociaria taxas e tarifas, a fim de tentar manter o cliente em sua carteira. Mas, se receber uma indenização, talvez isso não seja tão estimulante.

Presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), Leandro Pacifico crê que, com o aumento dos custos, a portabilidade ficará impossível.

Ofício ao Banco Central

A Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor enviou um ofício ao BC e ao Conselho Monetário Nacional (CMN) para que expliquem a medida:

— Entendemos que o BC não deveria intervir dessa forma — disse Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste.

Veículo: Jornal EXTRA.

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