Manter a informação atualizada pode evitar transtornos com empresas prestadoras de serviços domésticos
O lugar que moramos ou que trabalhamos não é necessariamente o endereço que vai constar para esta finalidade por toda a vida. Muitas vezes, a mudança de endereço é necessária, seja do imóvel onde se vive ou até mesmo em termos profissionais, quando a sua empresa passa a ocupar outro lugar.
E não é preciso apenas se preocupar com a mudança física, que costuma dar bastante trabalho. Mas manter os contatos atualizados sobre a alteração também é fundamental. E isso vale para questões pessoais, profissionais ou comerciais. Inclusive, para casos mais formais, existe a declaração de mudança de endereço. Saiba como fazer uma.
Informal
Informar aos amigos e conhecidos sobre a mudança de endereço é o passo informal do processo,seja em relação à residência ou ao trabalho. Isso vai servir apenas que eles saibam o novo endereço onde encontrar, mas não tem nenhum caráter profissional ou comercial que possa resultar em qualquer ônus.
Portanto, não precisa seguir padrões sobre a forma como repassar a informação. E isso pode ser feito através de um e-mail ou uma mensagem através das redes sociais. O que é importante é deixar claro o novo endereço para que não haja confusão em relação ao antigo.
Formal
Porém existe uma outra necessidade de informar a mudança de endereço e que, nestes casos, a informação se torna essencial para evitar qualquer tipo de problema. No caso da mudança de endereço residencial, é preciso repassar a informação sobre a alteração para empresas com as quais existem contratos firmados.
Já se o caso é que sua empresa está de mudança de endereço, é importante informar não apenas outras empresas que mantenham contratos vigentes como também os clientes, para que eles não se sintam prejudicados.
“É sempre importante passar essa informação sobre a mudança de endereço se a pessoa tem contratos em andamentos para que ela possa continuar sendo eventualmente notificada, no futuro, sobre o cumprimento de contrato ou sobre o pagamento de parcelas“, explica Luís Fernando Teixeira de Andrade, diretor da área de direito imobiliário do escritório Karpat Advogados.
Métodos
Em casos de notificações formais, é importante ficar resguardado para que a mudança não acarrete qualquer tipo de problema no futuro. Portanto, fique atento a alguns detalhes. “É bom fazer essa notificação sobre a mudança de endereço por meio de uma carta registrada para caso venha entrar com uma ação ou exista alguma notificação, para que a empresa tenha o atual endereço”, explica Luís Fernando.
Além disso, outros cuidados devem ser tomados mesmo depois de enviar a carta. “É importante encaminhar uma carta com o aviso de recebimento para comprovar que a carta foi recebida para cada uma das pessoas ou empresas contratadas. Isso vale até mesmo para quem tem uma conta de celular pós-paga, por exemplo, para que a operadora possa continuar enviando as faturas todo mês para o endereço”, acrescenta.
Modelos
Existem vários modelos de declaração de mudança de endereço na internet e, com uma pesquisa rápida, é possível encontrar a forma como a comunicação deve ser feita.
Vale ressaltar que algumas informações básicas devem constar na declaração, como o nome do proprietário, nacionalidade, profissão, documentos como RG e CPF, estado civil e endereço do imóvel.
Também pode ser importante colocar a partir de que data a mudança passa a valer. É preciso assinar no final do documento e, se possível, levar no cartório para que ele seja autenticado.
Fonte: Zap Imóveis