No Jornal Hoje da Globo (26/01), o Dr.Rodrigo Karpat conversou com a reportagem e falou sobre a aprovação da nova lei em relação aumento no tamanho das vagas de garagem na cidade de Guarulhos. Confira no vídeo abaixo!
O tamanho das vagas de garagem é um assunto que causa bastante controvérsia e alguns conflitos entre moradores de condomínios. De acordo com a lei vaga de garagem é um assunto que compete aos municípios, embora nem sempre seja possível encontrar uma solução que agrade a todos os moradores.
Quais São As Exigências da Lei de Garagem?
Por ser um assunto de âmbito municipal, não há uma padronização em relação a esse assunto. Na cidade de Guarulhos, por exemplo, foi recentemente aprovada uma lei que determina o tamanho das vagas de garagem de edifícios novos, que devem ter ao menos 2,60 m de largura e 5,00 m de comprimento. Porém, não há nenhuma lei que se aplique aos prédios antigos.
A falta de uma lei vaga de garagem pode acarretar em problemas como vagas conjugadas, que são aquelas nas quais um carro prende o outro, o que muitas vezes causa atrasos e outras complicações aos moradores. Alguns deles até preferem utilizar as vagas descobertas, que em determinados prédios são individuais devido à maior disponibilidade de espaço.
Soluções Para Vagas de Garagem
Há prédios que adotam soluções alternativas, como a instalação de trilhos nas vagas, o que elimina a necessidade de empurrar outros veículos, embora essa não seja uma solução que agrade a todos os moradores, que por vezes preferem deixar o veículo estacionado na rua.
De acordo com o Dr.Rodrigo Karpat, a cada 5 processos de moradores contra condomínios 1 deles está relacionado às vagas de garagem. Embora pareça que alguns casos não podem ser solucionados, há algumas recomendações que podem ser seguidas para evitar problemas e garantir uma convivência mais saudável.
- É muito importante que cada pessoa utilize apenas o espaço determinado para sua vaga, sem invadir o espaço de outra vaga sob nenhuma hipótese;
- Caso o veículo seja maior do que a vaga e não seja possível estacioná-lo, a melhor opção é contatar o condomínio e verificar o que pode ser feito;
- Se o condomínio não buscar nenhuma solução, a melhor opção é que todos os moradores se solidarizem e entrem em contato referente ao mesmo assunto, pois assim a chance de que as devidas providências sejam tomadas aumentará consideravelmente.