Logotipo Karpat - Sociedade de Advogados
Search
Close this search box.

Ação de revisão da vida toda

A Revisão da Vida Toda é uma espécie de revisão judicial da aposentadoria que permite recalcular o valor do benefício utilizando regras antigas da Previdência Social, incluindo no cálculo do benefício, 100% das contribuições vertidas ao INSS, inclusive as anteriores a 1994.

Para ter direito à revisão, o aposentado deve se enquadrar nos seguintes requisitos:

– Ter se aposentado na regra de transição da Lei 9.876/99 (que considerava apenas as 80% maiores contribuições após julho de 1994 no cálculo do benefício);

– Ter se aposentado antes da Reforma da Previdência de 2019 (em 13/11/2019)

* Quem se aposentou após 13/11/2019, mas teve o benefício calculado de acordo com a regra antiga, pode ter direito à revisão.

– Não ter ultrapassado 10 anos desde o primeiro recebimento do salário de benefício;

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, já proferiu decisão favorável a essa revisão, em dezembro/2019.

Com essa decisão, os Tribunais Regionais Federais passaram também a ser favoráveis à revisão e o INSS apresentou recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF), que dará a palavra final sobre o assunto.

Em maio/2021 a procuradoria Geral da República proferiu parecer também favorável a essa tese e no início do mês de junho/2021 o STF deu início ao julgamento da questão.

Nada impede que a ação de revisão da vida toda seja ajuizada antes da decisão do STF sobre o assunto, tendo em vista que, caso ela seja julgada procedente, ou seja, favorável ao aposentado, o INSS deverá efetuar o pagamento atualizado do valor da diferença retroativa a contar da data do seu ajuizamento.

Assim, se vantajosa, a ação de revisão da vida toda deve ser ajuizada o quanto antes.

Mas atenção! É importante ter ciência de que nem sempre essa revisão será vantajosa para o aposentado.

Por isso, é muito importante calcular precisamente qual será o impacto dessa revisão no valor da aposentadoria antes de ajuizar a ação. Nesse sentido, cada caso é preciso ser visto de forma atenta, sendo assessorado por um advogado especializado.

Autor: Valdir Amorim – Advogado, Palestrante e Sócio VJ Amorim – Advogados Associados, Especialista em Direito Previdenciário e Perito Judicial em cálculos previdenciários.

Compartilhe:

Mais Postagens

Fale conosco

Deixe Seu Comentário

Leia Também

Iniciar Conversa
1
💬 Podemos ajudar?
Escanear o código
Olá 👋
Podemos te ajudar?